https://anaclingene.com.br/

Painel Genético Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (TARE)

2950 Polimorfismos – 1125 Genes - 158 Condições

O que é o Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (TARE)?

Então, como o próprio nome diz, trata-se de um distúrbio alimentar onde pessoas não conseguem experimentar novos alimentos, e repetem sempre as mesmas comidas, texturas, sabores ou mesmas cores dos alimentos. 

Sinais e Sintomas do TARE 

Os indivíduos afetados pelo TARE têm dificuldade em comer certos alimentos com base na textura ou aroma. Os “alimentos seguros de se comer” podem ser limitados a certos tipos de comida ou até mesmo a marcas específicas de alimentos. Em alguns casos, os indivíduos afetados chegam até a excluir grupos inteiros de alimentos, como frutas ou vegetais. Algumas vezes, podem recusar os alimentos pela cor. Ou ainda podem preferir somente alimentos bem quentes ou bem gelados, bem crocantes ou bem macios, ou ainda alimentos sem nenhum molho. Nestes indivíduos, a evitação ou a restrição alimentar é baseada em características de qualidade do alimento, como sensibilidade extrema a aparência, cor, odor, textura, temperatura ou paladar. A maioria dos indivíduos possuem um corpo saudável ou um peso normal. Não há nenhum sintoma externo e aparente associado ao TARE. Isso quer dizer que não é possível identificar um indivíduo afetado por este transtorno através da sua aparência. Os indivíduos afetados podem ter reações gastrointestinais como náuseas, vômito, ou engasgos ao tentar ingerir alimentos que não fazem parte da sua rotina. Alguns estudos identificaram sintomas de evasão social devido aos seus hábitos alimentares.

Por que fazer o Painel Genético?

  • O exame genético é ideal para promover maior qualidade de vida aos portadores do TARE, ele avalia 158 condições, 1125 genes e 2950 polimorfismos. 
  • Auxilia na identificação de diversas necessidades vitamínicas e desordens. Com o painel genético o médico poderá atuar de forma preventiva e propor o tratamento adequado e de controle, conforme marcadores genético e de cada caso em específico. 
  • TARE é algo recente e não temos muitos estudos que afirmam o motivo da causa, mas pelos estudos realizados até o presente momento ele pode ocorrer e ou ser influenciado por diferentes fatores e características, tanto de ordem sensoriais, emocionais, biológicos, sociais e culturais. 
  • Existem comorbidades que tem associação com o comportamento alimentar seletivo, como transtorno de ansiedade, transtorno obsessivo e compulsivo, transtorno do espectro autista, e transtorno de atenção e hiperatividade. Isso não significa que indivíduos que apresentam TARE possuem essas comorbidades, e sim que em alguns casos elas podem apresentar essas relações. 
  • É de fato um diferencial da genética, pode levar a descobertas precoces e medidas de mesma natureza.

Faça o download do pdf com informações detalhadas do painel e do exame.

Envie suas informações que entraremos em contato

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato com nossa equipe para esclarecer suas dúvidas e conhecer mais sobre nossos testes genéticos.

DEIXE SUA MENSAGEM

Estamos disponíveis a atender para qualquer situação e em qualquer urgência. Escolha um dos nossos canais e entre em contato.